Sant Adrià

Como em qualquer evento, há sempre um número de pessoas que se deve convidar, seja porque são colegas do mesmo sector, instituições ou patrocinadores. Ainda que tentemos ser muito cuidadosos na hora de enviar os convites, chegamos sempre ao ponto em que estes se convertem em mais do que aqueles que desejaríamos e decidimos, então, que era necessário começar a atribuir-lhes um valor.

Foi na edição de 2010 que decidimos atribuir-lhes esse valor e enquadramos esta ideia com uma que já pairava nas nossas cabeças há algum tempo: a intenção de apoiar alguma associação cuja actividade tivesse um fim social para os bairros perto do recinto do Parc del Fòrum de Barcelona, local onde se celebra todos os anos o festival San Miguel Primavera Sound. Desta forma, todas as receitas de convidados das últimas duas edições são destinadas a apoiar projectos sociais do bairro.

As associações para as quais temos feito contribuições foram escolhidas com assessoria da Câmara Municipal de Sant Adrià. Sito, o Presidente da Câmara de Sant Adrà há já 20 anos, sempre nos acolheu com apreço e simpatia. É uma pessoa de trato cuidado e quando falamos com ele rapidamente nos damos conta que é um apaixonado pelo seu trabalho e cidade, preocupado com a melhoria de uma pequena localidade que vive à sombra de uma grande cidade como Barcelona e tudo o que isso comporta socialmente.

Pelo segundo ano consecutivo, parte da receita que advém dos convidados vai para a associação de deficientes psíquicos de Sant Adrà, APRODISA. Sito e Ma Ángeles deram-nos a conhecer a associação e o seu importante trabalho para dar uma formação laboral e ocupação a estas pessoas.

Estes portadores de deficiência psíquica fazem um trabalho importante na cidade, seja a limpar, arranjar ou denunciar imperfeições do espaço público. Pelo que nos disseram são muito queridos, respeitados e valorizados pelos cidadãos que vêem agora no seu trabalho uma ferramenta fundamental para a melhoria da cidade. Nota máxima para a APRODISA pelo trabalho tão importante que estão a fazer e, da nossa parte, tentamos disponibilizar o nosso apoio todos os anos.

Nesta edição e pela primeira vez destinamos parte destas receitas a um segundo projecto social de Sant Adrià, o Ginásio La Mina Gervasio Deferr.

Gervasio Deferr, o multimedalhista olímpico de ginástica, ao lado de Víctor e outros atletas olímpicos, criaram um centro de ginástica desportiva para crianças em La Mina. Para os que desconhecem, é necessário dizer que La Mina é historicamente um dos bairros da área metropolitana mais socialmente fustigados e que passou pelo flagelo da droga e da delinquência durante muito tempo. Tudo isto parece estar a mudar e é aqui que entram Gervásio e Víctor, tentando fazer os possíveis para que assim seja, contribuindo com o seu conhecimento para que muitas crianças do bairro possam ter a sua dose diária de ilusão à base de cambalhotas, flic-flacs e saltos mortais. Quem sabe algum acaba por surpreender numas olimpíadas futuras.

Como ex-ginasta tenho de dizer que sou muito fã do Gervi e que me aborreceu profundamente o ouro que lhe foi roubado nas olimpíadas de Shangai, num impecável exercício de chão onde o risco foi enorme. Agora tem outro desafio. O seu objectivo e o de todos os integrantes do projecto é mantê-lo à tona, árdua tarefa que têm pela frente, com poucos recursos, aplicando o seu bom trabalho como treinador e o seu nome à disposição de um bairro que precisa de se integrar e sentir que faz parte de uma metrópole que o castigou durante anos.

Alberto Guijarro

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s